quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Receita Última Ceia



O Novo Testamento conta que Jesus, antevendo a morte, convocou os 12 apóstolos para sua última ceia. A cerimônia coincidiu com o Seder, celebrado no primeiro dia do Pessach, a Páscoa hebraica, que inclui uma festiva refeição à noite. Sendo judeu, o fundador do cristianismo quis comemorá-la, atribuindo-lhe significado especial. O Novo Testamento não fornece grandes detalhes, mas se supõe terem sido respeitados os ritos tradicionais e a habitual recordação do Êxodo (saída dos hebreus do Egito).

Na última ceia, os apóstolos dividiram alimentos da liturgia judaica: ervas amargas para relembrar o sofrimento causado pela escravidão do povo hebreu no Egito; pão ázimo, em memória da saída dali; e carne de cordeiro.

Segue uma reconstituição do prato servido:

Paleta de cordeiro com frutas secas e especiarias
6 porções
Duração: 2h30

Ingredientes
2,5 kg (aproximadamente) de paleta de cordeiro
200g de nozes sem pele picadas
200g de amêndoas sem pele picadas
200g de tâmaras sem caroço picadas
2 cebolas raladas
4 dentes de alho amassados
3 pedaços de canela em pau
1 colher (sobremesa) rasa de canela em pó
100 ml de óleo de oliva
Gengibre em pó a gosto
Pistilos de açafrão a gosto
Salsinha picada a gosto
Tomilho picado a gosto
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Nozes, amêndoas e tâmaras inteiras para acompanhar

Preparo
Com uma faca afiada, faça várias incisões na carne. Numa tigela, misture os demais ingredientes. Se a mistura ficar muito seca, coloque um pouco de água. Esfregue toda a carne com esses temperos, introduzindo-os também dentro das incisões. Asse a paleta dos dois lados, em forno moderado (180ºC), previamente aquecido, por cerca de 2 horas, pingando água durante o cozimento. Passe a carne para uma travessa e sirva-a com o molho (coado) que ficou na assadeira. Acompanhe com as nozes, as amêndoas e as tâmaras.

Fonte e matéria completa, clique aqui.

Nenhum comentário: